O incrível MADAME TUSSAUDS MUSEUM de Londres — o “Museu de Cera”

Siga-me em:

Madame Tussaud's Museum :: London

Parte externa do museu.

O MADAME TUSSAUDS MUSEUM — também chamado Museu de Cera de Madame Tussaud — é ponto turístico “obrigatório” em Londres. Visitar a cidade sem conhecer o museu é tão “pecaminoso” quanto não conhecer o Parlamento com a famosa torre do relógio e seu Big Ben. (Curiosidade: muitas pessoas pensam que Big Ben é o relógio. Na verdade, é o sino.) Todos os anos, mais de 3 milhões de visitantes entram no museu e se divertem muito.

O local não faz parte da grande maioria dos pacotes turísticos, apesar de sua enorme fama. Fique de olho nisso. Se você viajar por excursão, aproveite uma tarde livre para conhecer o museu; se for uma viagem por conta, programe-se para uma longa visita. Vale a pena!

Há unidades do museu em Londres, Amsterdã, Bangkok, Berlim, Hollywood, Hong Kong, Las Vegas, Nova York, Xangai, Washington e Viena. A de Londres é a raiz, a mais tradicional. Este artigo o levará a uma visita virtual a essa unidade. (Há um artigo, aqui no blog, sobre a unidade de Amsterdã. Há poucos dias, visitei a unidade de Berlim. Logo eu publicarei um artigo especial sobre ela.)

De ponta a ponta, como é a visita? Dá para interagir com bonecos, tirar fotos (com flash, inclusive)? Como reservar ingressos? O que há de mais interessante? O que há por perto dali, tão famoso quanto?

Embarque comigo nessa fantástica viagem encerada. Você vai se derreter de emoção. 😉

~~~~~~~~~~~~~~~

COMO CHEGAR

O museu fica na Marylebone Road, NW1 5LR. Para ir de ônibus/autocarro, escolha entre os números 13, 18, 27, 30, 74, 82, 113, 139, 189, 205, 274 e 453. Se quiser aproveitar o ótimo sistema de metrô/metro de Londres, desça na Estação Baker Street. (Clique depois aqui para ver um detalhe especial que há nessa estação.)

Ahn? O nome “Baker Street” lembra algo? Claro que sim: a poucos metros do Madame Tussauds, com apenas 4 minutos de caminhada, fica o imperdível Museu Sherlock Holmes, sobre o qual já publiquei um artigo.

Para ver a localização do Madame Tussauds no Google Mapas, clique depois aqui (abrirá em outra janela).

INGRESSOS

Viagem por excursão? Talvez o passeio esteja incluído. Se não estiver ou se você viajar independentemente, poderá comprar ingressos no local. No entanto, para garantir entrada e evitar longas filas, prepare-se antes: compre pela internet.

Comprar on-line significa também uma pequena economia nos preços nada divertidos. A tabela pode mudar a qualquer momento. Hoje, preços para compra no local são de £30,00 para adultos e £25,80 para visitantes de até 15 anos. Para compras antecipadas pela internet, £22,50 e £19,29, respectivamente. Note bem: preços em libras.

Há tickets especiais para famílias. Por família, o museu entende 2 adultos e 2 crianças, ou 1 adulto e 3 crianças. São 111,60£ para compra no local, e 83,69£ para compra antrecipada pela internet.

Atenção para os pacotes especiais que o museu sempre oferece. Por exemplo, há um pacote, com venda exclusivamente on-line, que oferece ticket com validade de um ano, para a pessoa visitar (uma vez) quando quiser. Inclui um guia de 50 páginas sobre o museu e a confecção de uma réplica em cera da mão do visitante, feita na hora, no final da visita. (A réplica da mão pode ser paga à parte para quem possui outros tipos de ticket.)

Para compras pela internet, clique depois aqui e visite a seção de tickets no próprio site do museu.

ENFIM, DENTRO DO MUSEU…

Prepare-se!

Madame Tussaud's Museum :: London

Pegamos um elevador. Quando as portas se abriram… surpresa! Um painel cheio figuras de fotógrafos (foto abaixo) estava à nossa frente. Flashes pipocavam. Tudo para dar a impressão de que nós éramos celebridades. Muito divertido!

Madame Tussaud's Museum :: London

Tivemos a primeira vista de um salão. Os bonecos não ficam protegidos, inacessíveis. Misturam-se com os visitantes. Em meio a tantas pessoas, quem era de carne e osso e quem era boneco? SIM, essa dúvida acontece. Eu vi uma pessoa conversar com um boneco! Depois ela sorriu, envergonhada. Em alguns momentos, eu mesmo encarei pessoas-ou-bonecos-oh-meu-deus-eu-não-sei, cheio de dúvida, com medo de encarar demais caso fosse realmente uma pessoa.

Momentos cômicos inesperados preenchem a visita. De repente, eu olhei para o lado e vi o boneco de Bono, do U2. Mas… espere aí, ele se mexeu! Era um homem muito parecido com Bono! Até os cabelos e os óculos! Eu quase parei ao lado dele pra uma foto. 😀

Madame Tussaud's Museum :: London

O museu é dividido em alas temáticas: cinema, política, etc. Começamos pelo mundo de Hollywood. Música-ambiente, com temas de filmes, reforçava o clima.

Não posso dizer que todos os bonecos são notáveis. A maioria é “assustadoramente perfeita”. Mas o pessoal do museu que me desculpe, alguns bonecos são um vexame. O boneco de Brad Pitt, por exemplo, deve ter aborrecido o ator.

Uma observação importante: ver os bonecos pessoalmente é muito diferente de vê-los por fotos. Os flashes das câmeras não são uma combinação adequada para a cera dos bonecos. É comum um boneco perfeito dar a impressão de realismo inferior quando visto em foto. Em alguns casos, quando você observar uma foto e pensar que o boneco não está muito caprichado, pode ser “arte” da câmera fotográfica. (Atualização: publiquei um artigo com dicas para fotografar os bonecos.)

Antes de prosseguirmos, vale esclarecer três dúvidas comuns:

  1. Sim, você poderá tirar fotos à vontade. E com flash. Claro que o museu é especial quanto a isso. Imagine visitar tudo aquilo sem levar para casa uma fotinha sequer com uma “celebridade”!
  2. Sim, você pode interagir com os bonecos. Encoste a mão, abrace, acaricie… Capriche nas fotos! O pessoal do museu não poderia ser chato ao impedir uma diversão dessas. Como podemos abusar à vontade, ficamos meio bobos lá dentro, deslumbrados, e acabamos em um monte de fotos ridículas. 😛 Tudo é diversão lá dentro.
  3. As unidades do museu fazem um rodízio com alguns bonecos. Se você visitar a unidade de Londres hoje, pode não ver alguns bonecos mostrados aqui. Por exemplo, as fotos neste artigo são de minha primeira visita, em 2006. Nunca tive a sorte de ver o boneco de Agatha Christie (já voltei lá cinco vezes). Em compensação, sempre surgem bonecos novos — mais pessoas homenageadas pelo museu.

Vamos a umas fotos.

Madame Tussaud's Museum :: London

Minha linda irmã… com Julia Roberts.

Madame Tussaud's Museum :: London

Será que ele havia acabado de chegar da turma dos X Men?

Madame Tussaud's Museum :: London

O boneco à direita, Samuel L. Jackson, é um dos mais PERFEITOS. Impressionante! O olhar, a pele… Parecia REALMENTE ELE bem à minha frente!

Madame Tussaud's Museum :: London

Madame Tussaud's Museum :: London

Madame Tussaud's Museum :: London

Além de personalidades reais, econtramos muitas personagens, como o Exterminador, o Homem-Aranha, o Jack Sparrow de Piratas do Caribe, Sherlock Holmes, etc.

Madame Tussaud's Museum :: London

Madame Tussaud's Museum :: London

Madame Tussaud's Museum :: London

O grande herói da minha infância! Com Christopher Reeve!


Madame Tussaud's Museum :: London

Madame Tussaud's Museum :: London

Madame Tussaud's Museum :: London

Madame Tussaud's Museum :: London

Epa! Indecência! OK, eu já mostrei isso aqui no blog. O que significa esta cena? Clique depois aqui para ler “Eu espiei embaixo da saia de Marilyn Monroe… e vi a calcinha”.

Madame Tussaud's Museum :: London

Os bonecos são feitos em tamanho real. A equipe do museu tira medidas exatas das pessoas homenageadas. E mais: os figurinos também são reais. Pedem-se roupas das pessoas. Quando se trata de personagem de filme, o estúdio doa peças. Na foto acima, o traje foi realmente usado por Pierce Brosnan em 007.

Madame Tussaud's Museum :: London

Esta é especial para os fãs de faroeste. 😉

Madame Tussaud's Museum :: London

Hora de lustrar Alfred Hitchcock. Ainda bem que não havia nenhum CHUVEIRO por ali! Certo, Norman Bates?

Madame Tussaud's Museum :: London

Madame Tussaud's Museum :: London

Mudamos de ala.

Madame Tussaud's Museum :: London

Umas palavrinhas na ONU. Ensinei umas poucas e boas pra esses caras!

Madame Tussaud's Museum :: London

Em boa companhia. 😛 Ah! O boneco de Saddam está entre os mais perfeitos.

Madame Tussaud's Museum :: London

Madame Tussaud's Museum :: London

“Quer um bom conselho? Não entre naquele carro, Mr. Kennedy…”

Madame Tussaud's Museum :: London

Esse psicopata ganhou um dos bonecos mais realistas. IMPRESSIONANTE! Parecia ELE! Olhar, textura e manchas de pele, barba…

Madame Tussaud's Museum :: London

Hora de ensinar umas estratégias a esse Bonaparte!

Madame Tussaud's Museum :: London

Na maaaaiooooooooor intimidade com a rainha. 😛 Aliás, perfeito boneco!

Madame Tussaud's Museum :: London

Aí na Família Real, quem NÃO é boneco? 😉

Inspirando Shakespeare. 😉

Há outras alas, muitas outras coisas para ver, mas o artigo já está muito longo. Passemos, então, à… CÂMARA DOS HORRORES, que retrata fatos e personagens da História. A área é MUITO impressionante, por isso vemos o aviso acima, com alerta para crianças, grávidas e pessoas com pressão alta. No caminho, há uma “porta de fuga” para pessoas que não aguentam as cenas e se desesperam em sair dali imediatamente.

Quem é esse sujeito simpático?

Essa gracinha é Vlad Tepes, cruel imperador que inspirou Bram Stoker a criar DRÁCULA.

Torturas medievais. Nada aqui é mero “show gratuito” de violência. Fatos HISTÓRICOS são retratados.

Criminosos famosos.

Uma simulação de enforcamento de prisioneiro… com queda do boneco, gritos e tudo!

Sim, a guilhotina DESCEU!

Alguns visitantes ficam tão chocados… que quase perdem a cabeça lá dentro. 😉

Uma grande curiosidade: ESTA É MADAME TUSSAUD, que dá nome ao museu.

Pessoas que perderam a cabeça (literalmente!) na Revolução Francesa.

Esta é a guilhotina que cortou a cabeça de Maria Antonieta em 1793! Fica ao lado das cabeças acima.

OK, chega de tantos [históricos] horrores. E… é o fim da visita. Entramos em uma loja de lembranças. Já passamos por um passeio de carro elétrico que nos mostrou a história de Londres — mas eu não pude fotografar. Ah! Neste setor, uma grande diversão — e uma grande lembrança — é pagar para que façam um molde de sua mão com a cera usada no museu. “Minha mão” está aqui em casa. :-)

Enfim, em visita a Londres, não deixe de conhecer o Madame Tussauds. E, quem sabe, você será uma pessoa famosa o bastante para ver lá, um dia, um boneco SEU! 😉

Que tal ir, agora, ao Museu Sherlock Holmes? Como eu disse no início do artigo, fica a poucos metros do Madame Tussauds. Veja neste detalhe do Google Mapas:

Madame Tussaud e Sherlock Holmes Museum

Comments

  1. Meira says

    Incrível! Ninguém passa as coisas como você! Devia escrever pras maiores revistas de turismo viu !

  2. Luciana Mara says

    Obrigada Glauco !

    Foi um jeito divertido e interessantissimo de conhecer o museu! Minha irmã está lá na Inglaterra e vou falar para ela visitar!

  3. Márcia Lopes says

    Estive na filial de Amsterdam e queria muito conhecer essa de Londres. Você me fez conhecer, foi uma boa oportunidade. Agora eu quero ir aí nessa de Londres porque pelo visto é mesmo fantástico. Depois vou te mandar umas fotos minhas de Amsterdam, posso?

  4. Albani says

    Olá amigo!
    Para quem não conhece o museu, tem aqui, uma grande oportunidade de apreciar a arte em cera e interagir com a história.
    Surpreendente a tua descrição do museu!
    Ah, concordo, com a jovem acima, Você, deveria escrever p/ as maiores revistas de turismo.
    Parabéns, amigo!Aqui, sempre viajo!

  5. says

    Oi Glauco
    Adorei a visita virtual. Infelizmente fui a Londres e nao sabia da existencia do museu. Nao pesquisei devidamente. Vou ver se visito o daqui de Las Vegas ano que vem. O post esta otimo, sua escrita divertida e interessante…quando termina a gente fica triste.
    Abracos e sucesso!
    Renato

  6. Glauco says

    Olá a todos!

    Obrigado pelos comentários!

    Albani, sua presença é sempre um prazer.

    Renato, muitos brasileiros não sabem desse museu, e, curiosamente, agências de viagem não incentivam muito a visita… É raríssimo ver o museu em algum pacote turístico. Ah! Obrigado pelo elogio!

    Ricardo, as fotos macabras são retrato da [triste] realidade de determinadas épocas. Ver pessoalmente exige estômago. Muitas pessoas passam mal lá na seção!

  7. Vanessa says

    Lindo demais! É um dos meus sonhos visitar esses museus! Show de bola! Obrigada por compartilhar!
    São Leopoldo/ RS

  8. Maria de Nazaré says

    Meus parabéns pelo seu lindo trabalho. Fiquei muito impressionada e grata por sua dedicação. Continue assim. Abraço.

  9. Renato says

    Eu estive no Museu de cera Madame Tussauds em Londres muito interessante mas acho que deixou um pouco a desejar, senti falta de muitas celebridades em cera.

    • GLAUCO DAMAS says

      Renato, eles fazem um rodízio dos bonecos. Nenhuma unidade poderia abrigar todos, com tantas celebridades a serem exibidas. Por exemplo, entre várias visitas às unidades de Londres, Amesterdã e Berlim, eu nunca tive sorte de ver o boneco de Agatha Christie, autora que tanto aprecio. Uma pena!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.